<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 22, 2002

"O meu recibo de vencimento" e outras histórias de encantar

22-11-2002 - Lisboa, adega Onivai

Em directo do meio da ázafama brutal da oh-no-way, decidi mandar mais uma crónica...
Não está muito inspirada, mas é o que se arranja nestes dias cinzentos...
Ora então vou começar a escalpelizar o meu recibo de vencimento...

Sabem, dentro daquele pequenino rectângulo azul está um manancial de informação imenso. Na verdade, uma leitura atenta daquela folhita permite-nos saber com toda a exactidão o perfil de uma pessoa: se é bem sucedido na vida, se está bem de saúde, o equilíbrio vida pessoal/trabalho, os hábitos alimentares... e muito mais!

Ora vejam:

- o vencimento diz-nos quanto ganhamos. Comparando com a data de entrada na firma e se possivel, com a data de nascimento, aquilatamos o nosso sucesso profissional. Esta é fácil...

- pelos impostos e retenção na fonte, sabemos quanto dinheiro damos à nossa polícia secreta para proteger o Paulo Portas, esse santo, das inúmeras tentativas de assassinato de que ele é vítima. (ai... esse lobby da produção de armas em Portugal... e a máfia ucraniana de empresa de sondagens? Cuidado com eles!)

- Os descontos para o seguro de saúde e as faltas justificadas por doença são indicativos do estado de saúde. Aqui se apanham os mentirosos e os coxos...

- Os hábitos alimentares estão patentes no subsídio de alimentação! Eu, por exemplo, ganho à volta de €4 por dia de trabalho... assim, é facil concluir que o meu pequeno-almoço é constituido por um galão normal e uma carcaça com manteiga flora; o meu almoço consiste numa sandes de molho (leia-se: uma sandes 'molhada' na frigideira que serve para os bifes), uma 'mine' e um pacote pequeno de batatas pála-pála... e o meu lanche... bem, já só pode ser uma fatia de melancia trazida de casa!

- O equilíbrio vida pessoal/trabalho aparece como resultado das horas extraordinárias ganhas... quando pagas, claro... muito embora eu ache bem que não me paguem horas extraordinárias... se não tenho vida pessoal, porquê que haviam de lhe dar valor? Racionalidade económica, acima de tudo!!

- e ainda há aquele item... a isenção do horário de trabalho... o meu favorito. Que raio de coisa é "isenção de horário de trabalho"? Será que com este subsídio eu fico isento de horário de trabalho? E se isento de horário de trabalho, fico isento de trabalho? Será que me estão a pagar para não trabalhar? A verdade é que eu levo isto muito a sério... e faço mesmo um enorme esforço para ficar isento de trabalho. Senão ainda me tiram o subsídio!!

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?